Mairus Webber

Presunto

170
2255
2206
2007
O Flamengo é o único penta. Entenda.
Sexta-feira, 22 de Junho de 2007 - 22:55
Mairus Webber - 8,598 visitas

Chato pra caramba esse recalque de alguns torcedores de outros times, que insistem em tirar do Flamengo o título brasileiro de 1987.
Outro dia fui na farmácia comprar Flagass para a minha filha, pois só dou a ela remédios que tenham “Fla” no nome, e o dono da farmácia (o pobre coitado era vascaíno, fui descobrir depois) ficou martelando na tecla de que o título de 1987 foi do Sport.
Vejam só que disparate!
Me digam o nome de um, UM jogador do Sport de 1987!
O Sport foi campeão do módulo amarelo, ou seja, da segunda divisão, e parabéns a ele pela conquista.
Pra quem era criança naquela época e não entendia das coisas, ou pra quem nasceu depois daquele ano, nos resta explicar com paciência, pois não tiveram a oportunidade de assistir ao módulo verde da Copa União para ver o Flamengo conquistar aquele título com um timaço, que jogava um futebol que não se vê mais nos dias de hoje…
Agora, é inadimissível uma pessoa de mais de 30 anos vir questionar o legitimíssimo título do Flamengo de 1987.
É ridículo.
É uma falta de fair-play.
A Copa União foi organizada pelo Clube dos 13, Rede Globo, Varig e Coca-cola, no intuito de salvar a imagem desgastadíssima do campeonato brasileiro, organizado pela CBF, de Nabi Abi Chedid, que vinha cada vez mais bagunçado ano a ano, com uma infinidade de clubes e uma tabela que era modificada a cada rodada… e foi um sucesso, com uma primeira divisão com 16 melhores clubes do Brasil, em que o Flamengo foi campeão.
Seguindo o acordado anteriormente entre todos os membros do clube dos 13, quaisquer que fossem os campeão e vice, eles não disputariam um quadrangular decisivo contra o primeiro e segundo do módulo amarelo, previsto no regulamento imposto por motivos políticos pela CBF.
Ora, agora me respondam: Em qual campeonato o campeão da primeira divisão tem que decidir o título contra o campeão da segunda? Não faz sentido algum.
Por conta desse boicote, o Sport e o Guarani, campeões do módulo amarelo foram considerados pela orgulhosa e mafiosa CBF os campeões brasileiros daquele ano, e desta forma, caíram de para-quedas na Libertadores, tirando as vagas dos legítimos campeão e vice da primeira divisão, Flamengo e Internacional, em uma das maiores injustiças que se tem notícia no futebol brasileiro, pois o Flamengo tinha o melhor time do Brasil disparado e tinha todas as condições de conquistar o bi da libertadores e o posterior bi do mundo em Tóquio.
Então, para concluir, caríssimos torcedores de Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Inter, Grêmio e Bahia, membros do clube dos 13 além do Flamengo, saibam que todos os seus clubes concordaram com o boicote a esse patético quadrangular imposto pela CBF, e qualquer um que fosse para a final do módulo verde teria feito o mesmo que Flamengo e Internacional fizeram, por motivos éticos, mesma ética que falta quando se comete a leviandade de se questionar o legítimo título do Brasileiro de 1987 do Flamengo.
Desejo ao nosso futebol dias melhores, onde o espírito esportivo se sobrepõe à politicagem e à ganância, onde o bom senso é mais importante do que o orgulho e o fanatismo, e onde os campeonatos são vencidos no gramado, e não nos tribunais.
Obrigado pela atenção.

Abaixo a foto do campeão brasileiro de 1987 e até hoje, único e primeiro pentacampeão brasileiro.
fla87.jpg

Topo da página Página inicial do blog

61 comentários para “O Flamengo é o único penta. Entenda.”

  • 75216065623062007
    Leo Boechat disse...
    Sábado, 23 de Junho de 2007 - 16:06:56
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 para Mac OS Mac OS X

    Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho, Leonardo; Andrade, Aílton, Zico; Renato Gaúcho, Bebeto, Zinho.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 75316120323062007
    Dude disse...
    Sábado, 23 de Junho de 2007 - 16:12:03
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 para Windows Windows XP

    Colocando em termos práticos: Pqp, que timaço!!!

    Todo mundo tenta, mas só o meu Mengão é PENTA!!!

    “VAMOS DAR AS MÃOS E TORCER JUNTOS,
    NA DIVIDIDA GANHA QUEM TEM UNIÃO,(NOSSO TIME!)
    O NOSSO TIME É A GENTE EM CAMPO,
    A GENTE TEM MAIS GARRA TEM MAIS CORAÇÃO,
    MENGO, MENGO, A NOSSA SELEÇÃO DE OURO,
    É UM GRITO DE GUERRA SÓ, (VAMOS MENGÃO!)
    VAMOS MENGÃO, AVANTE MENGÃO,
    NOSSO TIME É FORTE,
    O OOOÔ, OOOÔ, OOÔ, MENGO!!!”

    Topo da página Página inicial do blog
  • 75416414023062007
    Pedro Morgado disse...
    Sábado, 23 de Junho de 2007 - 16:41:40
    usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 para Windows Windows XP

    Estive a ver um vídeos do Lenny e ele é mesmo craque. Espero que brilhe neste estádio fabuloso.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 75517202723062007
    Bebel disse...
    Sábado, 23 de Junho de 2007 - 17:20:27
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows 2000

    Engraçado… Engraçado como as coisas “ficam” em nossa mente. Eu era criança e não ligava muito pra futebol. Meu primo, Flamenguista doente, tinha um poster semelhante a este (ou era este, não sei) da Placar pendurado no quarto dele… Lembro direitinho dessa foto… Especialmente o esquisitão do lado esquerdo do goleiro! E olha que nem Flamenguista sou.
    Beijo

    Topo da página Página inicial do blog
  • 75615144924062007
    hans disse...
    Domingo, 24 de Junho de 2007 - 15:14:49
    usando Safari Safari 419.3 para Mac OS Mac OS X

    Este texto se tornou a explicação definitiva sobre esta malfadado assunto. Sport campeão é papo da torcida arco-íris.

    Merece uma entrada na wikipedia!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 75716022624062007
    Bruno Accioly disse...
    Domingo, 24 de Junho de 2007 - 16:02:26
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 para Windows Windows XP

    Você ainda tem aquelas fotos do Zico no Juventude, que achei pra você?

    Digitaliza e publica aí =)

    Abraço!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 75812440725062007
    Cristiano Dias disse...
    Segunda-feira, 25 de Junho de 2007 - 12:44:07
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 para Ubuntu Linux Ubuntu Linux

    Isso tudo é papo de torcedor recalcado, deixa pra lá. Agora… é melhor o Flamengo correr atrás porque daqui a pouco não vai mais ser o único penta…

    Topo da página Página inicial do blog
  • 76123080526062007
    Felipe disse...
    Terça-feira, 26 de Junho de 2007 - 23:08:05
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 para Windows Windows XP

    Tá certo. Não há nenhuma dúvida que o Flamengo é penta-campeão. Embora isso sempre fique engasgado na garganta, não?

    Eu como torcedor colorado, tenho engasgado o brasileiro de 2005. Quando numa decisão inédita no futebol mundial, onze jogos foram anulados, curiosamente, favorecendo o corinthians, pois tinha perdido dois desses jogos. Depois, no jogo entre Corinthians x Inter, decidiram fazer uma homenagem ao Marcio Rezende, colocando-o para apitar, em seu último jogo antes da aposentadoria, a dita final antecipada do campeonato. Aconteceu o que todos lembram… Depois disso ganhou um emprego de comentarista na GLobo de Minas.

    Muito embora tenhamos tentado ostentar esse título, até com comemoração dos jogadores e volta olímpíca. Mas acredito que nenhum torcedor consiga dizer confiante que é o campeão de 2005.

    É engraçado como o reconhecimento é importante.

    E assim como o Flamengo o Inter foi prejudicado. E duas vezes. Pois o Inter foi o vice do flamengo na época, e não disputou a libertadores a que tinha direito. Assim como o flamengo.

    E em 2006 não disputou a sul-americana a que teria direito.

    E vocÊs devem saber da ação de um torcedor que havia mantido o brasileiro de 2005 sob-júdice, tanto que não foi entregue a taça ao corinthians. O torcedor já havia ganhado em um instância. O Inter foi ameaçado de não disputar a libertadores do ano seguinte, onde foi campeão.

    Pois bem. É hora dos clubes não se submeterem à CBF. Essa máfia absurda a que submetem nossa paixão. É importante os torcedores participarem da política do clube. Dessa forma não haverá espaço para aproveitadores e cartolas.

    Pois bem. Os clubes não são nada sem os torcedores e a CBF não é nada sem os clubes.

    Comecei só como desabafo e termino como manifesato. Pretendo consolidar essa idéia de retirar os aproveitadores do futebol.

    Vejam bem. O Inter tem um jogador que é o mairo craque que surgiu aqui desde a década de 70, talvez. Ele ainda não tem um ano de profissional e não completou 18 anos. E já está indo embora… Essa lei que leva o nome do Pelé, mas não sei qual a participação dele nisso, dita para favorecer os jogadores. Favorece sim, aos empresários e a 0,1% dos jogadores brasileiros. Os mesmo que na lei anterior não tinham nenhum problema.

    Bom deixo aqui minha indignação e me comprometo em levar minha palavra e consolidar essa idéia.

    Abraços,
    Felipe Petersen

    Topo da página Página inicial do blog
  • 76212514827062007
    lari dal moro disse...
    Quarta-feira, 27 de Junho de 2007 - 12:51:48
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.4 para Windows Windows XP

    se o fla e campeao de 87
    por que o sport foi para a libertadores de 88
    entao o verdadeiro campeao e o sport

    Topo da página Página inicial do blog
  • 76417472827062007
    Jairo disse...
    Quarta-feira, 27 de Junho de 2007 - 17:47:28
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.12 para Windows Windows XP

    Ô Lari, lê de novo prá entender…

    Topo da página Página inicial do blog
  • 88614513604092007
    Robson Novais disse...
    Terça-feira, 4 de Setembro de 2007 - 14:51:36
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    Me desculpe caro amigo,mas está equivocado quando afirma que o módulo verde é diferente do módulo amarelo, você os classifica em sua fraca explicação como sendo primeira e segunda divisões, vou te relembrar um fato e sugiro que você pesquise a fundo as informações pois não é atoa que o Flamengo perdeu em todos os seus recursos ao STJD. Esclareço: Tínhamos na época 32 times para a disputa do campeonato mas como você mesmo informou a CBF estava bagunçando tudo, foi então que a elite do futebol brasileiro decidiu inteligentemente uma forma de pressionar a CBF a colocar ordem na casa, arranjou patrocínios fortes e se uniram, essa união é conhecida como clube dos 13, até aqui você sabe e citou nas suas defesas, mas o que talvez você saiba mas tenha deixado de citar é que a FIFA não autorizaria a realização do campeonato caso não houvesse um acordo entre o chamado Clube dos 13 e a CBF foi aí que o acordo versava sobre dois módulos(Verde e Amarelo) sendo que cada um teria 16 times. NUNCA e em nenhum momento o regulamento fez sequer menção a uma segunda divisão, é por isso que deveria sim ter um quadrangular final. Para melhor entender basicamente pense quantos anos duraria uma campeonato com 32 times, daí a idéia de se fazer dois módulos de 16. O que se passou na cabeça das pessoas daquele tempo foi que devido a elite do futebol brasleiro(os 13) estarem no módulo verde as pessoas simplesmente colocaram aquele módulo como sendo o principal, é por isso que na época eu achava que deveria dividir os 13 da elite entre os dois módulos mas isso foi uma mecanismo utilizado pelos 13 que se formos debater as mensagens iriam longe.

    Agora sejamos sinceros, um time que tem Jorginho, Leonardo, Zico, Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho em seu elenco perderia para o Sportizinho.
    Um time que estava no ápice do futebol arte brasileiro, perderia para o sport?

    Fala sério, eu vejo aquele fato como uma mulecagem do Flamengo, era simples de resolver, ia ao jogo ganhava dos dois times e pronto PENTA CAMPEÃO homologado pelo Clube dos 13 e principalmente homologado pela CBF.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 88715120204092007
    Robson Novais disse...
    Terça-feira, 4 de Setembro de 2007 - 15:12:02
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    Descupe-me a displicência, amigo, mas é que eu esqueci de indagá-lo sobre um ponto que gostaria que analizasse, o América/RJ foi quarto colocado no ano anterior e o Guarani foi vice(perdeu nos pênalts, para o São Paulo), sob qual alegação o clube dos 13 os colocou na SUPOSTA segunda divisão do campeonato? se eles tinham sido bem classificados no campeonato anterior e conforme você disse o módulo verde era equivalente a primeira divisão do campeonato, então o quarto melhor time daquele tempo junto com o segundo melhor time deveriam estar na SUPOSTA primeira divisão do campeonato.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 89312542905092007
    mairus disse...
    Quarta-feira, 5 de Setembro de 2007 - 12:54:29
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.6 para Windows Windows XP

    Vamos lá, Sr. Robson Novais.

    #1. “a FIFA não autorizaria a realização do campeonato caso não houvesse um acordo entre o chamado Clube dos 13 e a CBF” – Caguei pra Fifa. A Fifa é tão podre quanto a CBF. Basta ver a quantidade de marmeladas ocorridas na maior parte das suas Copas do Mundo de Futebol.

    #2. “NUNCA e em nenhum momento o regulamento fez sequer menção a uma segunda divisão” – Ah, então o módulo amarelo era tão forte quanto o módulo verde? O que ocorreu, caro Robson, foi que o tal regulamento a que tanto você se agarra, só foi criado para dar um cala-boca na CBF, tanto é que desde o princípio havia a combinação de o campeão e vice do módulo verde não participarem deste pífio quadrangular.

    #3. “era simples de resolver, ia ao jogo ganhava dos dois times e pronto” – Não. Se o Flamengo jogasse aquele quadrangular para ficar de bem com a CBF, teria quebrado o acordo feito com o clube dos 13, e isso sim teria sido uma “mulecagem”, tanto é que o Inter, como o Flamengo, se recusou a participar de tal semi-final.

    #4. “América/RJ foi quarto colocado no ano anterior e o Guarani foi vice” – Não se faz omelete sem quebrar os ovos. A proposta da Copa União era de melar o campeonato Brasileiro da CBF, justamente por ele estar totalmente por baixo em credibilidade. Minha opinião é de que o Guarani e o America mereciam lugar no módulo verde, mas o critério utilizado foi o da maior popularidade, justamente para resgatar a audiência do campeonato e assim deixar felizes os patrocinadores, além de quebrar o vínculo com o campeonato falido vigente.

    Independente das nossas opiniões diversas, sua opinião é muito bem vinda ao blog, e o Sr. sempre será bem recebido por aqui.

    Um abraço e volte sempre.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 89418054305092007
    Robson Novais disse...
    Quarta-feira, 5 de Setembro de 2007 - 18:05:43
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    Embora eu não tenha mudado minha opinião, aceito seus argumentos, não me dou por convencido facilmente, até porque tenho em mãos cópias de decisões judiciais e matérias jornalísticas de toda parafernálha envolvendo aquela época, porém é aquele negócio, a discussão é grande e o argumento para os dois lados são bem fortes, por isso prefiro aceitar o Flamengo como penta.
    Amigo Marius… ficamos assim sobre os itens da sua resposta:

    O item 1 – Concordo contigo a FIFA não tem essa credibilidade toda não. Tô cagando prá ela também.
    O item 2 – A questão do regulamento não é bem assim, suas palavras não foram bem colocadas aliás, suas palavras foram bem colocadas sim, tão bem colocadas que “maquearam” a verdade. Más é como eu disse os argumentos dos dois lados são bem fortes.
    O item 3 – Tem razão entre uma “CBFzinha” e o forte clube dos 13 eu também prefiriria me segurar no acordo que fiz com o Clube dos 13.
    O item 4 – Esse ponto eu discordo, estando o Guarani em uma boa fase(hipotéticamente) um jogo entre Vasco e Guarani seria um belo jogo, e você sabe que um belo jogo é o que nós brasileiros mais prezamos, isso implica que seria um jogo muito bom de público, sendo assim, acredito que um time considerado pequeno ameaçaria o trono dos 13 por isso ficaram de fora.

    Realmente, independente de nossas opiniões ficarei sempre visitando o blog e quando possível tomarei a liberdade de esplanar minhas opiniões, como sou muito franco minhas opiniões serão pró ou contra esse lastimável evento que manchou a história do nosso futebol. Mas aviso de atemão, a chama se reacenderá caso esse atual campeonato brasileiro tenha como campeão um novo penta campeão.
    Um grande abraço à nação rubro-negra.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 111602345119102007
    Sexta-feira, 19 de Outubro de 2007 - 02:34:51
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.8 para Windows Windows XP

    T E N T A . . .
    I N V E N T A . . .
    Mas o flazinho NÃO É PENTA ! ! !

    Topo da página Página inicial do blog
  • 111702351919102007
    Sexta-feira, 19 de Outubro de 2007 - 02:35:19
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.8 para Windows Windows XP

    Polêmica? Que polêmica?!?

    Por Mariana Maia

    Parte da imprensa e da torcida – seja do Sport, Flamengo ou outros times – às vésperas de mais um confronto entre o Rubro-Negro Pernambucano e o Carioca, insiste em falar ainda sobre “a polêmica em torno do título brasileiro de 87″. Algum tempo atrás eu me preocupava com as opiniões contra o Sport, as inverdades que dizem por aí. Hoje não mais.

    A HISTÓRIA – De qualquer forma, com o assunto novamente discutido, a Equipe Toca do Leão não iria ficar de fora. Assim, para os mais novos (torcedores do Sport ou não) – que não acompanharam a conquista do Rubro-Negro Pernambucano – fazemos um resumo da história.

    Em 1987, 32 times participaram do Brasileirão, divididos em 2 módulos: o amarelo e o verde. Neste mesmo ano foi criado o “Clube dos 13″, pelas equipes que se diziam “as melhores do Brasil”. Nessa época o Sport ainda não participava do grupo. O tal clube dos 13, então, junto à TV Globo e a Coca-Cola, organizou o módulo verde, ao qual chamaram de “Copa União”, com um total de 16 clubes, sendo 3 deles convidados: Goiás, Santa Cruz e Coritiba.

    O outro módulo, também com 16 clubes, contava com o Sport, Guarani (vice-campeão brasileiro de 86), Atlético-PR, Portuguesa, entre outros. O regulamento da CBF previa um quadrangular entre os 2 melhores de cada módulo, no final. Logicamente que todos os clubes concordaram com o argumento; do contrário não teriam participado do campeonato.

    Chegada a hora do cruzamento, entre Sport e Guarani (campeão e vice do módulo amarelo), Flamengo e Internacional (campeão e vice do Verde), cariocas e gaúchos simplesmente não quiseram cumprir o regulamento. Auto-suficiência, preconceito, medo…Quais os motivos que levaram os dirigentes dessas equipes a se recusarem a jogar o quadrangular?

    Flamengo e Inter faziam parte do C-13, o que pode explicar a auto-suficiência. O Sport é um clube nordestino, enquanto o Bugre é do interior de São Paulo, o que pode explicar o preconceito. Além desses motivos, Sport e Guarani possuíam grandes equipes naquela ocasião – suas campanhas mostravam isso – o que pode explicar o medo.

    AS FINAIS – Bem, pode haver apenas um motivo. Podem ser todos eles. Não me importo. O que vale é que o Leão do Norte e o Bugre foram valentes e lutaram até o final, no que tiveram o respaldo da CBF.

    O Dia 7 de fevereiro de 1988 ficou marcado, então, na Ilha, como o dia mais importante da história do Sport Club do Recife. O dia em que o Rubro-Negro do Nordeste venceu o Guarani por 1 x 0 e se sagrou, pela primeira vez em sua história, Campeão Brasileiro. O primeiro jogo, no Brinco de Ouro, em Campinas, terminou empatado em 1 x 1.

    O TIME – Sport: Flávio; Betão, Estevam, Marco Antônio (autor do gol) e Zé Carlos Macaé; Rogério, Ribamar e Zico; Robertinho, Nando e Neco. O treinador nas finais foi Jair Picerni. Antes dele, Émerson Leão estreava como técnico no Sport, onde antes defendia o gol, tendo conquistado o módulo amarelo. O Sport foi campeão em cima do Bugre de Marco Antônio Boiadeiro, Ricardo Rocha, Paulo Isidoro, Evair e companhia.

    Que conquista, Sport!!! Que título!!! Presidente do Sport na época, Homero Lacerda não recuou um centímetro sequer. Valeu, Homero! Você deu um passo importante para a moralização do futebol brasileiro. Polêmica?!?! Como disse Émerson Leão, certa vez, ao ser questionado sobre o assunto: “A polêmica só existe para os perdedores e o Sport é o vencedor!”.

    Portanto, a história está aí, com o título conquistado pelo Sport nos gramados e nos tribunais. Com o reconhecimento da CBF. Com o Sport e o Guarani tendo representado o Brasil na Taça Libertadores de 1988. Com o reconhecimento da FIFA. Com a taça na Ilha. Com a estrela no peito!

    Alguns insistem em mascarar os fatos? O problema não é nosso…Eu acompanhei o campeonato, estava no estádio na final e vi o Sport tornar-se CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987! De fato e de direito!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 111812053919102007
    Mairus Webber disse...
    Sexta-feira, 19 de Outubro de 2007 - 12:05:39
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.7 para Windows Windows XP

    Bom, Sra. Tenta Inventa, tem gente que acredita que a terra é quadrada também.
    Sinto muito, mas não acontece, nem aqui, nem na china de o campeão da primeira divisão disputar o título com o campeão da segunda.
    O Sport está de parabéns pelo título da segunda divisão do ano de 1987.
    Quem sabe um dia não consegue ser campeão da primeira também?
    Claro que chegar aos 5 títulos que o Flamengo tem vai ser um longo caminho.
    Um grande abraço, Sra. Mas Não É Penta (sugestivo o seu sobrenome).
    Saudações rubro-negras.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 116515202201112007
    Alexandre disse...
    Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007 - 15:20:22
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    Essa historia tem fim agora , dia 3 de dezembro quando o legitimo pentacampeão o são paulo receberá em definitivo a taça do campeonato . Quero ver qual argumento vc´s vão contar para seus filhos daqui a alguns anos quando perguntarem quem foi o primeiro clube a conquistar o penta campeonato , que até 2007 a torcida do flamengo e a imprensa carioca ( para agradar o povão) insistia em dizer ser o flamengo . E agora ? Está documentado nas entidades que regem o futebol ! Daqui a 100 anos alguem perguntará quem foi o campeão de 1987 e verificando os documentos vão dizer “o campeão é o sport” e não vai mais existir nenhum destes que se iludem dizendo ser penta.
    Obs : Nenhum rubro negro gosta de falar do escandalo das papelatas amarelas, por que sera ?

    Topo da página Página inicial do blog
  • 116616393901112007
    Marcio Crespo disse...
    Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007 - 16:39:39
    usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 para Windows Windows XP

    PÕ, custava o Flamengo ter jogado contra o Sport? Iria vencer fácil…

    Postura arrogante dá nisso: pederam o título de 87 e não tem como negar que o Sport é legítimo campeão daquele ano…

    Custav ter jogado? Agora estão arrependidos pois os Bambis chegaram ao quinto título.

    QUANDO A CABEÇA NÃO PENSA, O CORAÇÃO PADECE…

    Concordo que a Copa União foi um grande campeonato com os 16 maiores times do Brasil na época, mas também foi uma virada de mesa vergonhosa porque alijou muita gente que merecia disputar a série A por méritos conquistados em campo…

    Topo da página Página inicial do blog
  • 116717005201112007
    Laharl disse...
    Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007 - 17:00:52
    usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 para Windows Windows Vista

    O Guarani foi o vice campeão do Brasileirão de 86, portanto, é a maior furada este negócio de que o Modulo Amarelo é segunda divisão.

    Onde já se viu rebaixarem o vice-campeão do ano anterior.

    Conta outra!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 116817571301112007
    andre disse...
    Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007 - 17:57:13
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows 2000

    COPA UNIAO NÂO È CAMPEONATO BRASILEIRO!!!!

    São Paulo Futebol Clube – Considerado pela CBF o ÙNICO PENTA CAMPEÂO BRASILEIRO – A taça fico com o São Paulo!!
    TORCIDA INDEPENDENTE

    Topo da página Página inicial do blog
  • 116918352401112007
    jorge luiz a bezerra disse...
    Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007 - 18:35:24
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    A verdade sobre o campeonato brasileiro de 1987
    Em 1987, os treze principais clubes do futebol brasileiro na época
    (Vasco, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Santos,
    Fluminense, Botafogo, Atlético/MG, Cruzeiro, Inter, Grêmio e Bahia)
    decidiram fundar uma associação denominada Clube dos 13, apesar
    das ameaças de desfiliação por parte da CBF, com o respaldo da
    FIFA. Patrocinados pela Coca-Cola, Varig e Rede Globo de Televisão,
    organizaram a Copa União, uma alternativa ao Campeonato
    Brasileiro.
    A criação da Copa União surgiu após uma conciliação entre a CBF e
    o Clube dos 13, já que uma desobediência à entidade poderia
    provocar reações da FIFA. O novo campeonato foi divido em quatro
    Módulos, sendo o Módulo Verde composto pelos 13 integrantes do
    Clube dos 13 além de Goiás, Santa Cruz e Coritiba, deixando de fora o
    Guarani, vice-campeão do ano anterior e o América/RJ, 4º
    colocado. O Módulo Verde foi considerado como primeira divisão e o
    Módulo Amarelo, como segunda. A CBF organizou ainda outros dois
    módulos: azul e branco, equivalentes à terceira divisão.
    Para conciliar os interesses do Clube dos Treze com os da CBF, foi
    definido, antes do início do campeonato, que os campeões e vice dos
    módulos verde e amarelo se enfrentassem em um quadrangular final,
    de onde sairia o campeão brasileiro de 1987 e os representantes
    brasileiros na Taça Libertadores da América.
    Quando já estava perto da definição dos representantes de cada
    módulo, para a disputa final, o Clube dos 13 convocou uma reunião
    do Conselho Arbitral e propuseram uma mudança no regulamento,
    não havendo mais a realização do quadrangular final e que o campeão
    e o vice do Módulo Verde seriam decretados, automaticamente,
    campeão e vice do campeonato.Em votação, eles obtiveram a maioria dos votos a favor da mudança,
    porque além de contar com a unanimidade dos votos dos membros do
    Módulo Verde, alguns clubes do Módulo Amarelo também votaram a
    favor, como o Náutico, principal rival do Sport, melhor time do Módulo
    Amarelo.
    O regulamento do Conselho Arbitral previa que para se aprovar o
    regulamento de uma competição antes de seu início, seria necessário
    a maioria dos votos a favor, porém, depois de iniciada a competição,
    o regulamento só poderia ser mudado por unanimidade dos votos
    do Conselho Arbitral e não apenas pela maioria dos votos.
    Em dezembro de 1987, após a confirmação dos quatro times finalistas
    em cada módulo (Flamengo, Inter-RS, Sport e Guarani), a CBF
    anunciou a tabela deste quadrangular, que seria disputado em turno e
    returno, mas o Flamengo, apoiado pelo Clube dos Treze, negou-se
    a por seu título em risco.
    Com isso Sport e Guarani disputam o quadrangular, vencendo os
    jogos contra Flamengo e Internacional por WO. A CBF acabou
    declarando o Sport como Campeão Brasileiro de 1987, enquanto o
    Clube dos 13 fez o mesmo com o Flamengo. Embora a maioria da
    imprensa esportiva não tenha admitido o título do Sport, ainda hoje
    na página oficial da CBF, o clube de Recife costa como campeão
    brasileiro de 1987.
    A CBF, por ser a entidade máxima do futebol nacional, indicou Sport
    e Guarani, respectivamente campeão e vice daquele ano, como
    representantes do Brasil na Copa Libertadores da América.
    Insatisfeito com a decisão o Flamengo entrou com ação perante o
    STJD para que fosse reconhecido como legítimo campeão de 1987,
    mas perdeu. Tendo o caso sido levado à justiça comum, esta, em
    processo cuja decisão já se tornou definitiva (sem possibilidade de
    recurso), deu ganho de causa ao Sport Club do Recife. Claro que o Flamengo, o Clube dos Treze e a Rede Globo
    continuam até hoje considerando o Flamengo campeão brasileiro
    deste ano.
    De fato o clube carioca venceu a disputa entre os principais clubes do
    futebol brasileiro naquela oportunidade, assim como em 2000, na
    Copa João Havelange, o Cruzeiro foi o vencedor do Módulo Azul
    (1ª divisão do campeonato) com Sport em 2º e o Fluminense em
    3º.
    A diferença é que em 2000, os 12 primeiros colocados do Módulo Azul
    disputaram com os 3 primeiros colocados do Módulo Amarelo e o
    vencedor dos Módulos Verde e Branco. Depois dos jogos eliminatórios
    (oitavas de final, quartas de final, semifinais), o Vasco (5º colocado
    do Módulo Azul) e São Caetano (1º colocado do Módulo Amarelo)
    fizeram a final e o Vasco se consagrou campeão.
    Para apimentar ainda mais esse assunto polêmico, a CBF anunciou
    que irá entregar ao São Paulo, caso ele confirme o título de campeão
    brasileiro de 2007, uma taça especial em decorrencia do penta
    campeonato do clube paulista.
    Criado no início dos anos 70, após um
    concurso organizado pela Caixa Econômica
    Federal, o troféu seria entregue ao campeão
    do Campeonato Brasileiro até que o
    primeiro clube fosse tricampeão de forma
    consecutiva da competição ou
    pentacampeão em conquistas alternadas, o
    que garantiria a posse definitiva da taça
    conforme orientação da Confederação
    Brasileira de Futebol na época. Acabou
    que o troféu saiu de cena após a última
    conquista rubro-negra. Desde então, a taça
    está guardada a sete chaves na sede da
    Caixa, à espera de um pentacampeão
    reconhecido pela entidade máxima do
    futebol brasileiro, a CBF.
    Claro que o Flamengo se acha no direito de ficar com a taça, já que
    considera ser pentacampeão desde 1992. A polêmica está justamente
    no título da Copa União de 1987 e pelo jeito vai continuar pelo
    próximos anos.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 117018460501112007
    jorge luiz a bezerra disse...
    Quinta-feira, 1 de Novembro de 2007 - 18:46:05
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    veja no link a integra do processo que a CBF e o Flamengo perderam e que dá o título brasileiro de 1987 em definitivo para o Sport Recife, sem direito a recurso.

    http://www.trf5.gov.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf

    Topo da página Página inicial do blog
  • 117203525702112007
    Daniel disse...
    Sexta-feira, 2 de Novembro de 2007 - 03:52:57
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0 para Windows Windows XP

    O Flamengo ñ quis jogar contra o sport pq teve preconceito e medo..se achava demais na epoca…horas …se até nas libertadores de 70…clubes da europa se recusaram a jogar contra clubes sul-americanos por que se achavam superior…no entanto o Boca ganhou libertadores sem jogar…iai ? o Barcelona perdeu o mundial de 2006 para o internacional e tinha um time teoricamente campeao..mas foi o inter que sagrou-se campeao.

    Como vc mesmo disse, o campeonato de 1987 obteve muitas mudanças…no entanto seria correto o flamengo jogar contra o Sport..pq ele se recusou ? Pq estava com medo de passar um vechame contra um clube nordestino de pouca expressão até então no futebol brasileiro.

    Desde de 2003..o campeonato brasileiro esta sendo disputado por pontos corridos…desde 2003 o que faz mais pontos eh o campeão…o São Paulo ñ tem nada a ver com a fuga do Flamengo de ter disputado contra o Sport…o flamengo tinha que ter resolvido suas diferenças na época com a CBF…e ñ fica se proclamando campeão por aii…O São Paulo é o 1 e único penta campeão Brasileiro quer os flamenguistas queiram..ou ñ …Agora chora Flamengo…

    Topo da página Página inicial do blog
  • 117304022302112007
    Daniel disse...
    Sexta-feira, 2 de Novembro de 2007 - 04:02:23
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0 para Windows Windows XP

    alias…clubes sul-americanos..ganharam mundiais sem jogar contra os europeus..tinham preconceito em jogar contra os sul-americanos

    Topo da página Página inicial do blog
  • 117515271602112007
    Eduardo Away_UFF disse...
    Sexta-feira, 2 de Novembro de 2007 - 15:27:16
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    Clube dos 13 salvou os times e o falido campeonato brasileiro.

    Quem se habilita a jogar um campeonato de 80 times? como foi em 1986? Jogar contra Ubiratan, Mixto, Cascavel, Goytacaz, Alecrim, Sobradinho, Marcílio Dias etc…

    1987: Que campeonato é esse que realiza Semi-final > Final e novamente Semi-final e Final! É obvio que não houve acordo entre as entidades.

    Sport: Campeao Invicto em 2007 (perdendo 1 partida). Isso que é invencibilidade!!
    e Parabens pelo Titulo da Segunda divisão de 1987. Composto por Guarani, Criciúma, Joinville, América-RJ, Inter de Limeira, Portuguesa, Atlético-PR, Rio Branco-ES, Bangu, Treze, Ceará, CSA, Náutico, Atlético-GO, Sport e Vitória.

    Alguem me explica isso: Como num jogo de FINAL de campeonato BRASILEIRO um time abandona o gramado após estar empatando em 11 x 11 nos penaltis? É óbvio que houve acordo ou o Guarani é um time ridiculo e burro. CBF = credibilidade zero.

    Abandonar o gramado = W.O.?
    Pois W.O. = Rebaixamento
    Sport teria que ser “campeao” sem final.

    Detalhe: Fla e Inter não foram rebaixados. CBF = credibilidade zero!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 117615511502112007
    Vinícius Souto disse...
    Sexta-feira, 2 de Novembro de 2007 - 15:51:15
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    Parabéns pelo texto. Realmente merece uma entrada no Wikipedia, porque é uma brilhante explicação sobre o assunto. São Paulo único penta é o cacete!!!!!!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 117914374304112007
    Mairus Webber disse...
    Domingo, 4 de Novembro de 2007 - 14:37:43
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.9 para Windows Windows XP

    É isso aí.
    CBF = credibilidade zero!
    Agora, depois de 25 anos, o Flamengo não é mais o único penta.
    Um dia ia acontecer.
    Agora é providenciar o hexa em 2008.
    Se não venderem o time inteiro terá grandes chances o meu querido mengão.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 118222550204112007
    murilo disse...
    Domingo, 4 de Novembro de 2007 - 22:55:02
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    quem ficar com a taca sera o unico penta . a proposito o sao paulo nao tem que ficar enchendo linguica para mendigar taca nenhuma.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 118622080105112007
    RONALD INACIO disse...
    Segunda-feira, 5 de Novembro de 2007 - 22:08:01
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    Somos Pentacampeão, queira ou não a CBF. Estou pouco me importando se a taça de penta a CBF vai dá para o São Paulo, pois todos os brasileiros sabem que somos PENTA, principalmente os que visitam a minha residência, pois tenho um poster do MENGÃO PENTACAMPEÃO BRASILEIRO bem na minha sala.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 118912243306112007
    Mairus Webber disse...
    Terça-feira, 6 de Novembro de 2007 - 12:24:33
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.9 para Windows Windows XP

    É isso aí.
    Parabéns ao São Paulo, que conseguiu o seu penta brasileiro, 15 anos depois do eterno primeiro pentacampeão, o mengão de Souza ratatatá.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 119823571007112007
    murilo disse...
    Quarta-feira, 7 de Novembro de 2007 - 23:57:10
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    kkkkkk enche linguica e nao explica nada!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 121914005414112007
    George Davis disse...
    Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007 - 14:00:54
    usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 para Windows Windows Vista

    A Verdade dos Fatos;
    Desde 1997, o Sport é, legalmente, o único campeão brasileiro de 1987. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

    A pendência judicial arrastou-se durante 10 anos, até que decisão do TRF da 5ª Região – Processo 94.05.37235-1 – Apelação Civil – processo original da 10ª Vara Federal de Pernambuco sob número 0000040550 – pôs termo à disputa, declarando o Sport Clube do Recife único campeão brasileiro de 1987.

    http://www.trf5.gov.br/espartaweb/processo.php?processo=94.05.37235-1
    O acórdão pode ser lido em sua íntegra no

    http://www.trf5.gov.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf
    A decisão judicial foi publicada, entre outros, pelo Jornal do Commercio em 2 de outubro.

    http://www2.uol.com.br/JC/0310/es0310a.htm

    O Flamengo tentou um último recurso no Superior Tribunal de Justiça, denominado Agravo de Instrumento (Ag 210691). Mas seu prosseguimento foi negado

    http://www.stj.gov.br/webstj/Processo/Justica/detalhe.asp?numreg=199800819665&pv=000000000000

    Não me lembro de ter sido divulgada qualquer notícia a respeito desta sentença pela Rede Globo. Por que será? Sem informação adequada, muita gente continua imaginando que o Flamengo, campeão da Copa União, seja o campeão brasileiro de 1987.

    A decisão transitou em julgado em abril de 1999. Não cabe mais recurso. O nome oficial do campeonato brasileiro de 1987, como se lê no acórdão, era Copa Brasil. O nome oficial do módulo verde era Taça João Havelange e o do módulo amarelo, Taça Roberto Gomes Pedrosa. Há ainda a menção de que a 1ª Divisão era composta pelos módulos verde e amarelo e a 2ª Divisão pelos módulos azul e branco.

    A Justiça tarda, mas não falha!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 122014584214112007
    Mairus Webber disse...
    Quarta-feira, 14 de Novembro de 2007 - 14:58:42
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.9 para Windows Windows XP

    Caro Sr. George Davis, com todo o respeito, mas não é possível escrever-se uma frase séria que contenha as palavras “justiça” e “Brasil”, assim como é igualmente impossível de se escrever uma frase contendo “CBF” e “Credibilidade” que não provoque risos em quem a leia.
    Qual justiça que tarda mas não falha?
    Aquela que inocentou o Renan Calheiros?
    Que por sinal é a mesma que concluiu que PC Farias foi assassinado por amor pela namorada de 20 anos, que depois se suicidou com três tiros nas costas?
    Sinto muito, mas futebol de decide na grama, e o flamengo é pentacampeão brasileiro na grama, pouco me importa o que decida a ridícula justiça brasileira.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 122109481515112007
    murilo disse...
    Quinta-feira, 15 de Novembro de 2007 - 09:48:15
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    mairus vc ta cego

    Topo da página Página inicial do blog
  • 122509525116112007
    Mairus Webber disse...
    Sexta-feira, 16 de Novembro de 2007 - 09:52:51
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.9 para Windows Windows XP

    Murilo, não sei qual o seu time, mas se for algum dos que fazia parte do Clube dos 13 em 1987, teria a obrigação moral de ter agido como Flamengo e Inter agiram, pois foi um acordo para retaliar uma decisão que a CBF havia tomado por questões egocentristas no meio do campeonato.
    O máximo que eu posso concordar é que os times do módulo verde foram escolhidos arbitrariamente, que houve algum tipo de injustiça na escolha dos três clubes que comporiam o módulo verde além dos 13 do Clube dos 13, por que no mais, a Copa União foi não só um sucesso, mas a salvação do campeonato Brasileiro.
    O Flamengo é penta, não há dúvida nenhuma, pode botar a cabeça para fora da janela e gritar com convicção, por que eu acabei de fazer o mesmo daqui da minha também.
    Não é mais o único, mas será sempre o primeiro pentacampeão brasileiro.
    E ano que vem voltaremos a ser os melhores isolados, pois seremos hexacampeões brasileiros.
    Vai ser difícil é a torcida gritar isso.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 122623394916112007
    murilo disse...
    Sexta-feira, 16 de Novembro de 2007 - 23:39:49
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    mairus, vc e admiravel por suas convicçoes
    mas o flamengo ta cai nao cai ha muitos anos e infelizmente a torcida achava que ia ser penta (legitimo) so que como vc disse quinhentos anos se passaram e nada.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 122723452016112007
    murilo disse...
    Sexta-feira, 16 de Novembro de 2007 - 23:45:20
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    vc é dos bao mano, quando quiser vir p o interior de sp da um toque terei enorme prazer em recebe-lo aqui em casa.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 125018250324112007
    Almir disse...
    Sábado, 24 de Novembro de 2007 - 18:25:03
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    Olás!

    Sobre a Copa União de 1987 e o 1º penta é
    fácil de resolver. É só pegar o regulamento
    e ler, pois, em todos os campeonatos, antes
    de iniciar, todos lêem e assinam concordan-
    com o mesmo. Se no regulamento diz que o campeão da 1ª divisão (que seja módulo ver-
    de) deve cruzar com o campeão da 2ª divisão
    (que seja módulo amarelo), e todos assina-
    ram e concordaram, o Flamengo perdeu por WO
    pois não jogou as finais e não cumpriu o re
    gulamento, e por isso não é reconhecida
    pela entidade que organizou (CBF) e nem pe-
    la FIFA. Não tem o que mudar. Já foi homolo
    gado e lavrado. Depois da assinatura de to-
    dos os presidentes dos clubes participantes
    concordarem e assinarem, não tem que ficar
    alterando o que já foi sacramentado.Todos
    sabem que qualquer documento adulterado,ju-
    ridicamento, perde a validade, e mesmo que
    o Clube dos Treze, em 1987, na Copa União,
    tenham resolvido mudar alguma coisa, a ver-
    dade é que não pode ter validade, pois des-
    cumpre o regulamento, repito, assinado por
    todos. Depois disso não tem que ficar inven
    tando moda e mudando nada, nem a tal de
    “virada de mesa”, que começou no Rio. Os ca
    riocas do futebol tem que aprender a respei
    tar as regras e cumprir os regulamentos. Só
    isso! O Flamengo fica fazendo propaganda enganosa, vendendo camisas, levantando ta-
    ças feitas por eles mesmos, dizendo que é
    penta, mas o penta oficial, que é o que va-
    le, é o SPFC,que é o verdadeiro time de che
    gada (que chega às finais), pois chegou em
    10 finais de Campeonato Brasileiro, fora
    3º lugares, etc., que não contam. O flamen-
    go fica se auto-divulgando, se auto-intitu-
    lando, se “auto-se enganando”, como 1º penta, dando volta olímpica, com um time que está apenas disputando vaga para a Libertadores, e fica dando volta olímpica
    do quê? É engraçado e vergonhoso, uma ver-
    dadeira palhaçada, um teatro, uma falta de
    respeito, que deveria ter até punição, pois
    futebol deve ser coisa séria, pois envolve
    milhões, e os times não tem o direito de
    bagunçar com o futebol desse jeito que nem
    esses tipos de times, pois não são melhores
    do que ninguém, já que se considerar con-
    quistas de títulos mais importantes, o SPFC
    além de ser o time mais novo dos “grandes”
    (1935), é que os detém. Ex.: 5 Brasileiros
    e 5 vices; 3 Libertadores e 3 vices; e 3
    Mundiais de Clubes. O Flamengo tem quase meio século (40 anos/1895), o Corinthians
    20 anos (1910), o que talvez seja o diferen
    cial, quando se trata do tamanho das torci-
    das, pois, os mais velhos, na maioria das vezes, passam de geração em geração, além de mídia exagerada, que influencia pessoas
    de determinadas regiões, com transmissões
    de determinados campeonatos. Quando o SPFC foi fundado, Flamengo e Corinthians já pos-
    suiam inúmeros torcedores e com o passar dos tempos vem conquistando mais torcedores
    pelos resultados obtidos e pelas últimas
    conquistas, e já é, segundo pesquisas, a 3ª
    maior do Brasil e a 2ª maior de SP, além de
    ser a maior torcida do Japão e do exterior,
    pela projeção internacional que teve com as últimas conquistas internacionais. Mui-
    tas pessoas do exterior não conhecem a maio
    ria dos clubes do Brasil, mesmo o Flamengo
    e Corinthians, que sempre falam em torcida,
    não são muito conhecidos lá fora. Isso é real, e não o que o Flamengo está fazendo,
    que é uma coisa que não existe, ou seja, o
    irreal. Fica inventando campeonato de torci
    da, de camisa mais bonita, de mascote mais
    interessante, etc., mas o sentido do fute-
    bol é gol, é conquistar títulos, para mos-
    trar quem é o melhor no campo de jogo, e
    não ficar no “futebol de boca” como muitos.
    Eu sei que o torcedor fica cego e que perde até a razão pelo seu clube, mas tudo
    os que os torcedores falam e sentem é igual
    para todos, a paixão, o choro, o nervoso,
    todos sentem a mesma coisa, não é só pelo
    timão, mengão, e outros ão. É uma coisa óbvia.
    Saudações sãopaulinas

    Topo da página Página inicial do blog
  • 125716305125112007
    Mairus Webber disse...
    Domingo, 25 de Novembro de 2007 - 16:30:51
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.9 para Windows Windows XP

    Almir, se você é SãoPauino, devia honrar o que foi combinado entre os membros do clube dos treze.
    Se você era muito criança naquela época, está perdoado.
    Antes de falar um monte de bobagens, pergunte ao presidente do São Paulo quem é o campeão brasileiro de 1987.
    Só pra te corrigir, o regulamento do campeonato brasileiro foi mudado pela CBF na quinta rodada.
    Até então não havia essa papagaiada de quadrangular.
    Dê uma lida na matéria que eu sugiro no final do post, ela vai te explicar um monte de coiss sobre aquele acontecimento, sobre futebol, ética e um monte de coisas que você tem que entender melhor antes de sair gstando em vão as suas digitais.
    A propósito, parabéns ao seu time, o São Paulo por ser o segundo pentacampeão brasileiro.
    Saudações rubro-negras.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 127110565328112007
    Claudio disse...
    Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007 - 10:56:53
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    Voce é um formador de opiniões mal orientado. Tenta de todas as formas persuadir de forma erronia os internautas que ”entram” neste seu ”cantinho”.
    Você é um fanfarrão( se diz valente mas não é nada),vc satiriza,esnoba e derrespeita a opinião respaldada dos Brasileiros.
    Sempre o futebol carioca monopolizava as atenções dos brasileiros o Fla… sempre é ”empurrado”por um dedão em todos os campeonatos.
    Sou Sport club do Recife e vc tem que engolir ”toda” a conquista de 1987, tem
    ”cúlpa eu”que o fla não quiz jogar o quadrandular final e não adianta chorar laguimas de isopor, tá lá no regulamento e Já que vc é ”entendido”no assunto tem conhecimento e menti na maior cara de pau.
    Mairus torcedor do Fla.. tem todo o direito de se devender mas tem que separar a razão da emoção. Vc esta sendo igual aos politicos. Sabem que esta errado, continua no erro, tem orgulho de continuar no erro.

    Tenha um otimo dia de ilusões rubro- negras.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 127211431728112007
    Mairus Webber disse...
    Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007 - 11:43:17
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.10 para Windows Windows XP

    Cláudio.
    Não tenho nada contra o Sport-Recife, mas se existe uma verdade neste mundo é que o Flamengo é campeão brasileiro de 1987.
    A regra do campeonato foi mudada no meio por uma CBF que, assim como hoje, é mafiosa e corrupta e defendia uma infinidade de interesses antes do esporte e do futebol.
    Imagine uma situação hipotetica: o campeonato brasileiro de 2007, apesar de já ter o São Paulo como campeão, não acabou ainda, certo? Imagine se hoje a CBF resolve que o São Paulo, para receber o título de campeão brasileiro, terá de disputar um jogo, que esse sim, será a final do campeonato, com o Coritiba, campeão da segundona, você acharia justo? Você acha que o São Paulo disputaria tal partida? Eu acho que não, e com toda a razão do mundo.
    Foi mais ou menos o que aconteceu em 1987, só que essa decisão foi tomada pela CBF ainda na quinta rodada do campeonato, e ainda não se sabia nem dee longe quem seria o campeão do módulo verde, e todos os integrantes do clube dos treze acordaram que quem quer que fosse o campeão, não jogaria o tal quadrangular.
    Então, foi mal, mas o Flamengo é o campeão de 1987, não importa o que a CBF, a FIFA, o COE ou a FIA digam.
    Você é e sempre será bem-vindo ao meu blog, e eu as vezes sou um pouco fanfarrão mesmo, mas procuro não exagerar.
    Uma verdade você disse, eu não sou de nada mesmo, mas nunca me disse valente… e no mais, eu não consigo formar opinião nem dos pernilongos que me mordem durante a noite.
    Abraços e saudações rubro-negras, afinal você é rubro-negro também.
    Apareça.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 127816040828112007
    Claudio disse...
    Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007 - 16:04:08
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    Meu caro teimoso rubro-negro carioca Mairus.

    O Fla… é ovacionado quando vem aqui para o nordeste por Paraibacas,Alagobacas,Potibacas e por ai vai..mas eu tenho orgulho do fundo da minha alma em dizer aqui em PE tem rivalidade, tem torcida e não tem Fla..

    Vc diz que naquele tempo a CBF tinha interesses? É realmente vc esta certo,os interresses obscuros eram visando apenas seu time e outros que vc sabe. Não se faça de coitadinho e hipocrita, vc critica mas o Fla tem uma parceria”vitalicia”com a CBF até hoje.
    O robo Marius fixou esta opinião do seculo passado, que existiu 2 divisões distintas. A mudança do regulamento não foi feita as escuras como aquele epsodio de Brasilia. O teu presidente engolio a seco, concordou e assimou o confronto do quadrangular. Foi mais uma coisa vergonhosa para a história do brasileirão, o presidente do Fla manchou o campeonato e será lembrado por todos por não querer jogar por se achar superior.
    Uma forma descriminatória com times que não tinham titulos à nivel nacional ainda. Poxa,é melhor vc esplanar outros fatos(caso tenha outros) para o Fla…ser legitimo campeão de 1987(que é o SPORT).
    A CBF iria dar o titulo ao teu time mas chegou ao pavilhão aricular da FIFA reconhecendo o SPORT CAMPEÃO e deixando a CBF com o Cú na mão e vc indignado até hoje de ter perdido o titulo para um time desconhecido nacionalmente e nordestino.
    O M.Braga que voces ja apedrejaram ilude vcs hà 20 anos, Isto é coisa de Guinnes.
    A globo não concorda,Juca K.não concorda,a torcida do Fla é a mesma coisa que vc cabeça dura.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 127916265628112007
    Mairus Webber disse...
    Quarta-feira, 28 de Novembro de 2007 - 16:26:56
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.10 para Windows Windows XP

    Eu admiro que você defenda seu time e tenha orgulho da sua terra.
    Mas não tem como eu concordar com você, bicho.
    O Flamengo se matou naquele ano jogando contra os melhores times do Brasil, enquanto que o Sport teve um caminho muito mais fácil.
    Não existe isso.
    Mengão é penta, bicho, todo mundo sabe, só quem diz que não é a CBF, o Sport e um punhado de vascaínos… e um punhado mesmo, pois até o Eurico Miranda admite que o Fla é o campeão de 1987.
    Não seja injusto com um dos melhores futebóis jogados na história.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 134509213714122007
    Alexandro Vínicius disse...
    Sexta-feira, 14 de Dezembro de 2007 - 09:21:37
    usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 para Windows Windows XP

    O futebol é uma caixinha de surpresa, mas a maior surpresa é o não reconhecimento do Flamengo como Penta Campeão de 1987. Se no futebol existisse ética, é obvio que ‘todos’ reconheceriam o Penta do Mengão. Se falando em Justiça, qual o Tribunal que deu ganho de causa para o Sport? de Pernambuco? Fica explicado! Não foi usado justiça, houve um preconceito contra os Cariocas.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 144710462321012008
    Leo Boechat disse...
    Segunda-feira, 21 de Janeiro de 2008 - 10:46:23
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.11 para Mac OS Mac OS X

    Cara, não tinha acompanhado a saga de comentários desse post. Parabéns pela sua defesa firme, calma e segura.

    E viva o Mengão, o primeiro penta!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 145417274225012008
    Andrelli disse...
    Sexta-feira, 25 de Janeiro de 2008 - 17:27:42
    usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 para Windows Windows XP

    Vamos falar da nova sensação, mesmo depois daquela marmelada que fizeram , de tirar alguns jogadores do tigre para jogarem contra o próprio tigre na semi final da copa do Brasil,tão novo e já campeão, vice, e sempre chegando na frente, nos torneios que disputa:TIGRÃO EH OH.. IPATINGA EH OH…!!! OS TIMINHOS QUE CONSIGUIRAM SE MANTER NA PRIMEIRA DIVISÃO QUE AGUARDEM!!!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 150623242113022008
    Robson disse...
    Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008 - 23:24:21
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    Cara acho que vc é bem velho para prestar a atenção que esta falando uma bobagem sobre este assunto, como sou são Paulino e nasci em 84 não compreendi muito bem isso, então fui atrás para entender, o Sport não era da segunda divisão era de outro grupo,
    Eram dois grupos dos dois 13 e mais alguns que era o grupo verde e do Sport e mais alguns que era do Amarelo os da segunda divisão era azul e branco, então entenda isso vc que nesta época já era bem grandinho devia saber disso, e os 2 times melhor do grupo amarelo e verde se enfrentaram para saber o campeão de 87 e a CBF que decide isso como o timeinho do flamengo não quis participar e tbm o internacional o Sport foi o ~campeão do ano de 1987, o timinho ruim tou recorrer mais a CBF manda em tudo e esta mais do que certa deu o titulo ao Sport ´por WO que mais do que merecido.
    Então cara antes de falar besteira pense e analise o que esta falando
    Abraço a todos os UNICOS PENTA que somos nos, os SÃOPAULINOS

    Topo da página Página inicial do blog
  • 150709293914022008
    Mairus Webber disse...
    Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2008 - 09:29:39
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 para Windows Windows XP

    Se o seu São Paulo tivesse conseguido ser melhor que o Flamengo e ido para a final do módulo verde, teria feito a mesma coisa que o Flamengo e Internacional fizeram, pois havia sido combinado previamente que qualquer que fossem os times na final do módulo verde, não cederiam a cartolagem da CBF.
    Como você nasceu em 1984, tem todo o direito de questionar o assunto e procurar a verdade sobre os fatos, já que à época ainda não tinha discernimento para entender o que se passava.
    Pode perguntar para qualquer vascaíno, atleticano mineiro ou são-paulino que sejam sérios e entendam do assunto que eles vão te dizer a verdade.
    O campeão de 1987 foi o Flamengo.
    E depois, pense bem, você gosta de futebol arte ou de cartolas corruptos?
    Se prefere a primeira opção, ela não é condizente com a não aceitação do título do Flamengo em 1987.
    E parabéns ao São Paulo pelo título de segundo pentacampeão brasileiro.
    Abraço.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 189322064410052008
    MATHEUS disse...
    Sábado, 10 de Maio de 2008 - 22:06:44
    usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 para Windows Windows Vista

    MANCHESTER X SUNDERLAND
    R.MADRID X GRANADA 74
    LYON X ESTAC TROYES
    BOCA X CORRIENTES
    SÃO PAULO X CORITIBA

    É JUSTO O CAMPEÃO DA D1 ENFRENTAR O DA D2?

    ISSO NÃO EXISTE EM LUGAR NENHUM.

    NÓS PEGAMOS TIMES COMO INTER,GREMIO,SÃO PAULO,VASCO E ETC,JA O SPORTzinho PEGA Rio Branco-ES, Bangu, Treze, Ceará, CSA, Náutico, Atlético-GO.QUEM E CSA,QUEM É RIO BRANCO MEU DEUS. VAI TOMAR NO CU.

    É JUSTO MAN UNITED FICAR DE FORA DA PROXIMA UEFA CHAMP. LEAGUE PARA UM SUENSEA CITY DA VIDA?

    OBS:O SPORT É UM MERDA DA VIDA,FLA CAMPEÃO DO MUNDO,DA LIBERTADORES,CONHECIDO NO MUNDO,MAIOR TORCIDA DO MUNDO,555555XXXXXXX CAMPEÃO BR,TIME DE GRANDE RENDA E JOGA NO GIGANTE MARACANÃ. SPORT-1X CAMPEAO BR,CONHECIDO SOMENTE NO BRASIL,2° MAIOR TORCIDA DO NORDESTE,LIBERTADORES!!!Ô QUE É ISSO?,ESTADIO TODO FUDIDO UM DOS PIORES DO BRASIL E QUE NEM VAI VER A COPA 2014.

    NNNEEEEMMMM SE CCCOOOMMMPAAARRA.

    LIVERPOOL!!!!!!!!!!O QUE É ISSO?

    SÃO PAULINOS,ATÉ ACEITO ZOAÇÃO,AGORA CARAS DO SPORT,VAI ZOAR O 15° DE PIRACICABA

    Topo da página Página inicial do blog
  • 200521532610072008
    Fernando Flanando disse...
    Quinta-feira, 10 de Julho de 2008 - 21:53:26
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 1.5.0.12 para Windows Windows XP

    Gostaria de saber da taça de bolibnhas de 1987, qual foi a decisão ou a solução desse ridículo problema?

    Sou apaixonado e não fanático
    Sou torcedor de um time de tradição
    Sou mengão que é o primeiro penta campeão!!!!!!!!!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 200918381311072008
    Leochat disse...
    Sexta-feira, 11 de Julho de 2008 - 18:38:13
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.15 para Mac OS Mac OS X

    A taça de bolibnhas, infelizmente, está na sede do Sport Clube Recife.

    Parece que ninguém entende:
    O vencedor do Campeonato Brasileiro de futebol de 1987 (certame oficial da CBF) é o Sport, porra.

    O verdadeiro campeão brasileiro de 1987 é o Mengão.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 211617131208102008
    henrique beltrame disse...
    Quarta-feira, 8 de Outubro de 2008 - 17:13:12
    usando Internet Explorer Internet Explorer 7.0 para Windows Windows XP

    eu gostei muito desse cite vo passar pros meus amigos

    Topo da página Página inicial do blog
  • 221412184117112008
    reginaldo disse...
    Segunda-feira, 17 de Novembro de 2008 - 12:18:41
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    eu tenho pena de vcs rubro negros cariocas marcio braga ta fazendo vcs de bobo abre os olhos da na cbf e na fifa sport recife campeão brasileiro de 87 eles foram pra libertadores e vcs não se liga

    Topo da página Página inicial do blog
  • 221512515717112008
    Mairus Webber disse...
    Segunda-feira, 17 de Novembro de 2008 - 12:51:57
    usando Safari Safari 525.19 para Mac OS Mac OS X

    E digo mais, Reginaldo: mengão penta em 1987 e hexa em 2008.
    Saudações.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 229817361509122008
    minerin-man disse...
    Terça-feira, 9 de Dezembro de 2008 - 17:36:15
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 2.0.0.12 para Windows Windows XP

    Gente, pq tanta discussão…, mesmo sendo torcedor do Cruzeiro – o “ETERNAMENTE ÚNICO” – Campeão da Triplice-Coroa(* – Vejam o Adendo Logo Abaixo)- eu concordo que o Flamengo foi o Campeão da “COPA” União, da mesma forma, o Flamengo foi o Campeão da “COPA” Ouro, o Vasco foi Campeão da “COPA” João Avelange, e outros clubes foram campeões das “COPAS”… das Bolinhas, Copa de prata, de cobre, de aluminio, de Latão e daí em diante…(vcs pensam que estou zoando ?????, então vejam o “Título” dado às competições “Ditas” Nacionais, e “depois” comentem…)
    Na “REALIDADE”, o “VERDADEIRO” CAMPEONATO BRASILEIRO só começou a ser disputado em 2003, ou seja: só será “CAMPEÃO BRASILEIRO” “de FATO e de DIREITO” aquele clube que obtiver o “MAIOR NÚMERO de PONTOS” durante “TODO” o certame, e com jogos “Dentro e Fora de seus respectivos Estádios”, quaisquer outras “FORMAS” ou “MODELOS” de disputas, não têem “NENHUMA” credibilidade.

    Saudações Celestes…

    * “JAMAIS” OUTRO CLUBE “REPETIRÁ” A “FANTÁSTICA” FAÇANHA DE MEU ADORADO CRUZEIRO, QUE EM 2003 GANHOU A INVEJADA “TRÍPLICE COROA”!!!
    E OUTRO DETALHE “MUITO IMPORTANTE”: 0 CRUZEIRO FOI CAMPEÃO MINEIRO “INVICTO” ( NÂO PERDEU “NENHUMA” PARTIDA ) EM 2003, E “TAMBÉM” FOI CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL “INVICTO” ( NÂO PERDEU “NENHUMA” PARTIDA ) EM 2003, ALÉM DE TER SIDO 0 1º (PRIMEIRO) CAMPEÃO DO “AUTÊNTICO” CAMPEONATO BRASILEIRO POR PONTOS CORRIDOS EM 2003, ESTABELECENDO INCLUSIVE “VÁRIOS RECORDES” NA COMPETIÇÃO.

    ESTE TIME DO CRUZEIRO DE 2003, FAZ PARTE “DEFINITIVAMENTE” DA HISTÓRIA DO FUTEBOL “MUNDIAL”!!!!!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 283709511717092009
    dhaynnara disse...
    Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009 - 09:51:17
    usando Internet Explorer Internet Explorer 6.0 para Windows Windows XP

    fllllllllllllaaaaaaaaaaaaaaaaaaaamengo sempre sera o melhor do mundo so kem sabe disso e flamenguista como eeeeeeeeeeeeeeeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu dhaynnara

    Topo da página Página inicial do blog
  • 292703263907122009
    Carlos disse...
    Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009 - 03:26:39
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5.5 para Windows Windows XP

    Quer o nome de um dos jogadores do Sport? Te falo tds:
    Flávio, Betão, Estevam, Rogério, Marco Antônio, Macaé
    Robertinho, Ribamar, Nando, Zico, Neco
    Técnicos: Emerson Leão(18 jogos) e Jair Picerne

    Módulo amarelo NÃO era segunda divisão, um pouco de informação as vezes é bom!

    Primeira divisão era composto pelos modulos verde e amarelo
    No modulo verde o clube dos 13
    No modulo amarelo: Guarani (vice campeão brasileiro em 86, alguem já viu um vice campeão ser rebaixado?), Criciúma, Joinville, América-RJ, Inter de Limeira, Portuguesa, Atlético-PR, Rio Branco-ES, Bangu, Treze, Ceará, CSA, Náutico, Atlético-GO, Sport e Vitória.

    Cada módulo teria sua disputa, jogando todos contra todos em turno e returno. No final, o 1º e o 2º de cada módulo fariam um quadrangular e decidiriam o campeão e o vice do Campeonato Brasileiro.

    A segunda divisão composta pelos módulos branco e azul também seguiu o mesmo critério.

    Quando já estava perto da definição dos representantes de cada módulo, para a disputa final, o “Clube dos 13″ convocou uma reunião do Conselho Arbitral e propuseram uma mudança no regulamento, não havendo mais a realização do quadrangular final e que o campeão e o vice do módulo verde seriam decretados, automaticamente, campeão e vice do brasileiro.
    Em votação, eles obtiveram a maioria dos votos a favor da mudança, porem o Regulamento do Conselho arbitral previa que para se aprovar o regulamento de uma competição, logicamente antes do início dela, precisava-se da maioria dos votos a favor, PORÉM, DEPOIS DE INICIADA A COMPETIÇÃO, O REGULAMENTO SÓ PODERIA SER MUDADO POR UNANIMIDADE DOS VOTOS do Conselho Arbitral e não apenas pela maioria dos votos.
    A CBF então fez o justo e o que estava conforme a Lei e não aceitou a falcatrua dos que estavam a frente do “Clube dos 13″, confirmando a realização do quadrangular final.
    As primeira e segunda rodadas foram marcadas, mas Flamengo e Inter não apareceram portanto perderam por WO como manda a regra e a CBF acabou marcando dois jogos entre SPORT e Guarani, verdadeiros campeões e vice.
    DESONESTO é não reconhecer o titulo de um time por ele ser “pequeno” e que conquistou sim o titulo da PRIMEIRA DIVISÃO e não reconhecer um erro de um time grande. Tal “boicote” não foi estabelecido pela CBF como vc diz e sim pelo clube dos 13, qualquer um dos times do clube dos 13 tomariam a mesma atitude vergonhosa.
    E como vc msm diz: “Desejo ao nosso futebol dias melhores, onde o espírito esportivo se sobrepõe à politicagem e à ganância, onde o bom senso é mais importante do que o orgulho e o fanatismo, e onde os campeonatos são vencidos no gramado, e não nos tribunais.” Q é o q o flamengo e td a torcida deveria fazer, assumir q errou e reconhecer a competência do verdadeiro campeão daquele ano.

    Só um detalhe: Sou flamenguista! Porem honesto. Comemoremos o titulo conquistado hoje, pq merecemos! E não um titulo q na verdade não é nosso, pq fugimos da disputa por mera ganância do clube dos 13.
    Que venham mais titulo! conquistados em campo com raça e competencia e não com “boicotes”
    Parabéns mengão pelo penta campeonato!!!

    Topo da página Página inicial do blog
  • 292809523107122009
    Mairus disse...
    Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2009 - 09:52:31
    usando Safari Safari 532.0 para Mac OS Mac OS X

    Aham, e Reco-Reco, Balão e Azeitona.
    Ainda bem que existe Wikipédia, hein?
    Se tu quer ser Penta, torce contra o Brasil na copa do ano que vem, por que o Flamengo é Hexa.
    SRN.

    Topo da página Página inicial do blog
  • 293600575210122009
    leticia disse...
    Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009 - 00:57:52
    usando Mozilla Firefox Mozilla Firefox 3.5.5 para Windows Windows XP

    Kd o troféu??????????? TÁ NO RECIFE!!!!!
    KKKKKKKKKKKKK
    Os do São paulo estão os 6 no morumbi!!!!
    O unico HEXA CAMPEÃO DE VERDADE!!!!
    Parabéns pelo hexa ilusório
    hahahaha

    Topo da página Página inicial do blog
  • 293717290512122009
    Dude disse...
    Sábado, 12 de Dezembro de 2009 - 17:29:05
    usando Safari Safari 532.0 para Mac OS Mac OS X

    Clube de Regatas do Flamengo – O Primeiro Hexacampeão Brasileiro Presente em Todas as Edições da Primeira Divisão!!!

    Eu juro que tentei me segurar para não levantar mais esta polêmica, mas ficou difícil…

    Saudações Rubro Negras!!!

    MENGO,
    ESTOU SEMPRE CONTIGO,
    SOMOS UM NAÇÃO,
    NÃO IMPORTA AONDE ESTEJA,
    SEMPRE ESTAREI CONTIGO,

    COM MEU MANTO SAGRADO,
    A BANDEIRA NA MÃO,
    O MARACA É NOSSO,
    VAI COMEÇAR A FESTA,

    DÁ-LHE DÁ-LHE DÁ-LHE O,
    DÁ-LHE DÁ-LHE DÁ-LHE O,
    DÁ-LHE DÁ-LHE DÁ-LHE O,
    DÁ-LHE DÁ-LHE DÁ-LHE O,

    MENGÃO DO MEU CORAÇÃO

    Topo da página Página inicial do blog

Deixe seu comentário

Nome*:

e-Mail**:

Site:

Comentário

* Campo obrigatório
** Campo obrigatório. Não será publicado.

Mairus Webber Comunicação Visual 1990-2008